Desafio O uso da história da Matemática em sala de aula é uma ferramenta importante para provocar a reflexão dos alunos. Quando o estudante é capaz de compreender as necessidades que levaram os antepassados a produzirem e utilizarem recursos matemáticos, o aprendizado torna-se mais significativo. Ainda que recursos tecnológicos possam ter substituído as necessidades originais, o aluno aceita melhor que a concepção daquele conceito foi necessária em determinado momento. Dentro desse panorama, neste Desafio, você deverá refletir sobre as necessidades que fizeram com que surgissem os números irracionais. Como suporte, leia o texto a seguir. Descrição da imagem não disponível Agora, coloque-se no papel de professor, siga os passos de Hipaso e busque mais informações sobre os números irracionais. Escreva um texto lúdico sobre Pitágoras e os pitagóricos, para que seja apresentado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Resposta:
Pitágoras foi um famoso matemático e filósofo da antiguidade. Ele viveu há mais de 2500 anos atrás, na Grécia antiga. Pitágoras e seus seguidores, chamados de pitagóricos, eram muito interessados em aprender sobre números e medidas. Eles acreditavam que os números eram a chave para entender o mundo ao nosso redor.
Um dia, Pitágoras e seus seguidores estavam medindo a diagonal de um quadrado. Eles ficaram surpresos ao descobrir que a medida da diagonal não era um número inteiro, mas sim um número que não podia ser escrito como uma razão entre dois números inteiros. Eles chamaram esses números de "números irracionais".
Pitágoras e os pitagóricos ficaram muito intrigados com esses números. Eles começaram a estudá-los e descobriram que esses números eram muito importantes para medir coisas como ângulos, áreas e volumes. Eles também descobriram que esses números apareciam em muitos outros lugares, como na música e na geometria.
Os pitagóricos acreditavam que os números eram sagrados e que esses números irracionais eram uma forma de mostrar a beleza da natureza. Eles passaram a estudar esses números de forma mais profunda e descobriram coisas incríveis sobre eles.
Até hoje, esses números irracionais são muito importantes para a matemática e para a nossa compreensão do mundo. E tudo isso começou com a curiosidade de Pitágoras e seus seguidores, os pitagóricos, há mais de 2500 anos atrás.
Post a Comment for "Desafio O uso da história da Matemática em sala de aula é uma ferramenta importante para provocar a reflexão dos alunos. Quando o estudante é capaz de compreender as necessidades que levaram os antepassados a produzirem e utilizarem recursos matemáticos, o aprendizado torna-se mais significativo. Ainda que recursos tecnológicos possam ter substituído as necessidades originais, o aluno aceita melhor que a concepção daquele conceito foi necessária em determinado momento. Dentro desse panorama, neste Desafio, você deverá refletir sobre as necessidades que fizeram com que surgissem os números irracionais. Como suporte, leia o texto a seguir. Descrição da imagem não disponível Agora, coloque-se no papel de professor, siga os passos de Hipaso e busque mais informações sobre os números irracionais. Escreva um texto lúdico sobre Pitágoras e os pitagóricos, para que seja apresentado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escreva sua resposta no campo abaixo: "